quarta-feira, 16 de junho de 2010

FINALIZANDO UMA ETAPA


Depois de algum tempo ausente devido a diferentes fatores volto a postar. Algumas coisas ocorreram neste curto espaço de tempo, destaco as últimas aulas que estão se aproximando como ponto para esta minha reflexão, pois elas representam o fim de uma etapa que é o estágio e o começo de outra que é uma reflexão mais profunda de todo este processo de aprendizado e troca de experiências. O estágio é um período no qual tentamos transformar paradigmas que consideramos estagnados dando um maior movimento a tudo aquilo que possa gerar situações produtivas e interessantes aos alunos. Muitas receitas dão certo e tantas outras apenas são concluídas, e é nesta expectativa que tentamos gerenciar o melhor. Posso afirmar que diante do contexto que circulou as diferentes atividades que pude propor aos meus alunos algumas descobertas e aprendizagens aconteceram. Acredito que enquanto propormos um aprendizado incorporado a reflexões, troca de experiências, questionamentos, debates que valorizem diferentes opiniões estaremos permitindo um maior entendimento do mundo e uma maior reflexão do individuo enquanto cidadão atuante do meio em que está inserido.
Nesta nona semana de estágio consigo perceber minha caminhada e a que passo estão andando meus alunos, pois nesta perspectiva de análise fica visível perceber as deficiências e as conquistas, no entanto através destas analises surgem os novos desafios;e são estes desafios que surgem cotidianamente e que me fazem querer aprender e ensinar cada vez mais.
Como educadora aprendo a cada dia que nada é completo, nada está pronto, pois estamos no mundo para aprender e ensinar sempre. É o término de uma etapa, mas a cada etapa aprendemos a aprender e assim fica fácil querer mais e mais. Sinto que em diferentes momentos despertei esta vontade em meus alunos.
O que considero ter dado real significado ao trabalho que tenho desempenhado em sala de aula no meu estágio diz respeito ao intercambio que podemos fazer entre o que aprendemos no PEAD e o que trazemos como experiências do nosso dia a dia de sala de aula. No meu caso muitos referenciais utilizei,muitas idéias surgiram através de vivencias realizadas nos Projetos de Aprendizagem, nos blogs, nos sites sugeridos, nas reflexões de textos sugeridos, em fim, muitas das minhas motivações partiram das referencias que tirei do curso como um todo.

Nenhum comentário: