sábado, 13 de novembro de 2010

REFLEXÃO EIXO 5

Foi neste semestre que encontrei o carro chefe que desencadeou inúmeras idéias para o que eu pretendia trazer como tema para meu TC. Encantei-me diante das possibilidades que a cultura do trabalho com projetos proporciona. A partir dos trabalhos com PAS vi minhas práticas pedagógicas sofrerem muitas alterações, meus questionamentos depois das atividades propostas nos PAS tornaram-se mais críticos. Através das atividades que nos foram propostas descobri novos caminhos dos quais pude transformar o meu“ EU PROFESSOR” em agente de ações provedor de inúmeras possibilidades.
As questões que foram surgindo através desta disciplina trouxeram um fazer onde o aprendizado realizou-se diante das vivencias de todos, das trocas, da coletividade, da valorização da opinião do outro. Estes fazeres traduziam pesquisas, questionamentos, incertezas, debates, hipóteses, constatações. Levei para minha rotina de sala de aula esta experiência, utilizando diferentes recursos, mas principalmente a tecnologia e provoquei um enorme movimento em minha sala de aula As transformações que sempre busquei por em prática tornaram-se reais. As reflexões que trago diante das ações que as atividades proporcionaram por esta disciplina estão ligadas à planejamentos repletos de atividades diferenciadas que mudam o cotidiano de sala de aula.
O que realmente encanta nos PAS são as estratégias didáticas, os recursos, são as ações que tornam os alunos mais autônomos prontos a empenharem-se para responder a questões complexas ou não.
Meu objetivo principal depois do trabalho com PAS foi aprofundar minha prática pedagógica e com isso revitalizar cada vez mais meus planos e planejamentos a cada estudo que faço, a cada texto que leio a respeito desta metodologia começo a buscar com mais frequencia a construção de novas idéias que possam ilustrar de forma bastante criativa os meus planejamentos e assim busco adotar critérios próprios levando sempre em consideração a realidade vivida dentro da sala de aula.
Levo em conta que o fracasso de muitos alunos estão diretamente ligados ao tipo de aula que proporcionamos, sendo assim o fracasso também é nosso. Muitas vezes nossos planejamentos são conduzidos de forma desinteressante e pouco compreensível, há algum tempo já venho revendo muitas das minhas ações e ao começar meus estudos no PAD as inquietudes aumentaram e provocaram inúmeras transformações que estão causando em mim e em meus alunos um novo movimento de ver e entender o mundo.
OBJETIVOS PRINCIPAIS E EVIDENCIAS
Neste semestre fiz uma releitura em relação ao ato de planejar e com isto pude levar para o meu dia a dia de sala de aula questionamentos com perguntas e problemas desafiadores, organizando trabalhos com os mais variados recursos: materiais da natureza, da tecnologia, textos variados, ilustrações etc. através das aprendizagens deste semestres levantei idéias e propus situações aos meus alunos que os possibilitou expressar seus conhecimentos prévios ou não, para que assim reelaborassem seus entendimentos das coisas.

Nenhum comentário: