terça-feira, 14 de julho de 2009

LEI 10.639


Falar sobre evidências é algo que me deixa muito orgulhosa, esta minha caminhada já marca uma referêcia muito significativo no municipio que atuo. Hoje já colhemos boms frutos de um trabalho voltado a três eixos norteadores de ações, ETNICIDADE, IDENTIDADE, VALORIZAÇÃO. Um projeto que deu certo com princípios baseados no ensino a igualdade e a valorização do "eu" como individuo e pela consciência em transmitir através de diversas ações a importância de se valorizar aquilo que não é valorizado E por falar em valorização é muito bom ver minha escola, que está localizada em um bairro de periferia onde a comunidade é discriminada e pouca acreditada pela sociedade, mostrando em diversos eventos sociais o seu potencial, sua criatividade, sua expressão, sua identidade, e melhor ainda é poder ver que estes alunos crescem muito com tudo isso e que ao exercerem o direito de se fazerem presentes, de registrarem suas identidades eles aumentam a auto estima, e que com isso eles possam levar da escola para vida a vontade de vencer e de crescer cada vez mais valorizando sua negritude e esta rica cultura que está inserida em nossa bralilidade.
Uma frase dita por um aluno do projeto numa destas apresentações que tivemos marca muito o que está sendo para mim está caminhada com o grupo e com o projeto A Cor de Todos Nós. Ele assim disse:
_ Falar de negro é a mesma coisa que falar de nós, a gente também é discriminada nos lugares por ser pobre, só que agora agente entra e é aplaudido. Isso dá uma cosquinha uma vontade de rir por dentro.
O que eu tenho a dizer , é que esta cosquinha alimenta o ego e proporciona a auto identidade destes alunos que hoje se veem negros e orgulhosos de sua etnia.


A disciplina em questão auxiliou-me ainda mais nesta caminhada, pois através das diferentes e brilhantes idéias que nos foram lançadas para a realização de atividades pude efetivamente integrá-las ao projeto. Uma destas atividades foi a entrevista que realizei com alguns alunos, percebi nas respostas o quanto é importante falarmos destas questões raciais na escola, o quanto meu aluno orgulha-se de ser negro, pois nesta escola existe realmente o reconhecimento do negro como um dos principais contribuidores da formação histórica e cultural do Brasil.

Nenhum comentário: